segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Musculação ao longo da História

Nos primórdios dos tempos todos os movimentos todas as acções que o homem desenvolvia tinham como finalidade a sua sobrevivência, logo ai se começou a desenvolver a preparação física, mesmo que de forma inconsciente.

Era necessário uma boa preparação fisica, pois disso dependia a procura e caça de alimento e a respectiva sobrevivência.

A Musculação existe desde que o homem percebeu que ela melhorava as suas capacidades e acima de tudo a sua força.

Os primeiros registos de um treino organizado remontam á antiga Grécia, não só a nível de organização mas também de métodos de treino, A conhecida história que todos nós demos nas aulas de Educação Física que falava sobre a lenda de Milon de Crotona, nascido na Calábria por volta de 558 A.C. , a quem o pai lhe tinha dado um precioso presente, um bezerrinho, com a condição de Milon todas as manhãs subir a grande colina em frente á sua casa com ele ás costas.
O bezerro foi crescendo, e ao fim de largos meses Milon era capaz de carregar um touro ás costas pela colina acima.
Ora o que Milon fazia todos os dias, não era mais do que um método de cargas progressivas, bastante usual ainda hoje em dia.

Grécia Antiga

A Grécia antiga, dividida em Cidades Estado, que quase eram países independentes, embora pertencendo todas ao mesmo povo, essa independência política e geográfica implicou evoluções sócio-culturais e até políticas distintas, como seria de esperar as consequências estenderam-se a todas as áreas inclusive ao treino físico.

Como se pode ver no filme " Esparta" nessa cidade toda a educação dos jovens andava centrada na sua preparação física superior e na sua força, pois o principal objectivo era criar soldados.

Roma Antiga

Na Roma antiga as concepções eram diferentes, as classes dominantes não viam grande importância no treino físico deixando isso para os militares, gladiadores etc...

Os Jogos Olímpicos

Os jogos Olímpicos começaram como é sabido na Grécia, realizavam-se de quatro em quatro anos, e tinham tamanha importância que até as guerras paravam, era decretada uma trégua para todas as cidades Gregas.
A partir da 2 Guerra mundial os jogos sofreram um grande incremento na sua importância política, social e económica, transformando-se no grandioso evento que são hoje em dia, a consagração máxima para qualquer atleta.

Sem comentários: