segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dietas...Certo ou Errado?

Será certo ou errado fazer uma dieta?
Bem, como profissional de desporto e sendo sincero devo dizer, que depende da dieta, ou seja, normalmente procuramos sempre a via mais fácil para tudo, neste caso, para perder peso, e como já devem saber, tudo o que se ganha depressa, perde-se depressa, tal como tudo o que se perde depressa, ganha-se depressa, passo a explicar.



Muitas das dietas mais usuais para se perder peso acabam por não ser benéficas para o organismo pois perde-se peso rápido demais, o que acaba por acontecer é que perde-se bastante massa muscular, e muita da massa gorda fica.
O perigo de muitas dessas dietas é que são hipocalóricas, e normalmente têm défices nutricionais, tal como referi acima a curto prazo perde-se bastante peso mas posteriormente dá-se o efeito plateau no metabolismo, aumentando a massa gorda e diminuindo excessivamente a massa muscular.



São consideradas excessivas quando o défice calórico é enorme e existe uma grande restrição de alimentos, restringindo as quantidades de um só nutriente, como por exemplo dos hidratos, ou só da proteína, se és uma pessoa que gosta de treinar e manter uma rotina saudável tenta evitar este tipo de dietas, pois não são muito benéficas.

Passar fome não é saudável, as privações alimentares também não, pois têm consequências graves no nosso metabolismo, esse tipo de dietas hipocalóricas normalmente estão associadas a recomendação de não exercício...logo, está tudo dito, isto não é saúde!!!
Claro que os resultados vão surgir ao fim de uma semana ou duas, pois se estão a passar fome...só que ao fim de um par de meses poderão verificar que são nulos.
A este sobe e desce chamamos frequentemente de: efeito Iô Iô (sobe e desce) que como devem saber não é nada benéfico para o organismo.

Resumindo no veredicto final, em casos extremos de excesso de peso, eu próprio como Personal Trainer sugiro ao cliente uma visita a um nutrícionista, mas o que um bom nutrícionista deverá fazer é educar o cliente a comer, aprender a comer de forma correcta em conjunto com exercício físico serão a chave para se perder peso de forma saudável, levará mais tempo, mas a escolha da dieta acertada em conjunto com o exercício acertado, ambos passados por profissionais competentes, e será possível ver resultados.

Não esquecer que os músculos apresentam um elevado custo metabólico que irá nos ajudar bastante a queimar mais calorias elevando o nosso metabolismo, estudos efectuados já nos mostraram que 1,5kg massa muscular aumenta o metabolismo em cerca de 7% e as nossas necessidades calóricas diárias em 15%,logo, mais massa muscular, mais gordura que se queima.

Toca a treinar :)

1 comentário:

Unknown disse...

No mês de Agosto passei as duas mil visitas, obrigado a todos.