quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A importancia da massa muscular na perda de peso

Vamos tentar perceber a importância  de manter o metabolismo alto.
   Logo após o esforço o metabolismo aumenta e o grau do aumento pode ir de minutos a horas dependendo apenas do tempo e intensidade do mesmo esforço.
Temos o exemplo da maratona onde após a mesma o metabolismo em repouso fica aumentado até dois dias depois, para uma marcha poderá aumentar uma a duas horas, após o esforço dá-se um processo de várias recuperações que são activadas após o esforço, sem entrar em pormenores de quais as funções fisiológicas que aumentam após o esforço, o que interessa aqui é entender que todas elas tem um custo calórico, sendo esta outra das razões porque a actividade física deve ser regular quando o objectivo é emagrecer, os esforços ligeiros praticados pela maior parte das pessoas só aumentam o metabolismo de repouso em poucas horas.
Esta é uma das razões porque nos últimos anos nos ginásios por todo o mundo, um cliente que procura um treino para perda de peso já faz o trabalho muscular em primeiro lugar e o cardiovascular no final, assim a ciência no desporto o mostra, se no seu ginásio ainda fazem o cardio em 1º lugar...algo se passa, procure um verdadeiro  profissional que lhe explicará mais ao pormenor esta situação.

Porque é importante aumentar a massa muscular?

Porque aumentar a massa muscular leva a um maior aumento do metabolismo de repouso, o metabolismo de repouso do nosso corpo é a soma do metabolismo de repouso de cada órgão e tecido, e não são todos iguais, sabe-se que a gordura por exemplo é menos activa metabolicamente e o fígado por seu lado é activo metabolicamente, e claro, a massa muscular é mais activa mesmo em repouso que a massa gorda. Logo não é preciso ser um Einstein para perceber que se aumentarmos a massa muscular a um individuo ele vai passar a gastar mais calorias em repouso.


Queimar gordura e não músculo.

O que faz com que se perca mais massa gorda e menos massa muscular?

Quando estamos num balanço calórico negativo  é quase impossível não se perder por pouco que seja massa muscular, a menos que seja um processo de perda muito lento, dai ser importante a pratica de exercício físico no emagrecimento, não é só fazer dieta e treinar...nada. Ora pois, a actividade física mesmo que não aumente a massa muscular consideravelmente mas vai sempre opor-se à sua destruição causada pelo balanço negativo (dieta), vai então obrigar o organismo a desviar-se da destruição do músculo para assim produzir energia em falta, aumentando assim o consumo de gordura para a respectiva perda de peso em % m.g.(massa gorda) e não em músculo.
Isto é algo que uma dieta sozinha não consegue. 

A adaptação por parte do organismo. 


 O Organismo é super inteligente e já se sabe, trabalha por habituação, logo, vai acabar por se adaptar a seja qual for a dieta que esteja a fazer e adapta-se baixando o seu metabolismo em repouso fazendo com que a partir de determinada altura deixe de haver balanço negativo pois a energia fornecida já está ao mesmo nível do novo metabolismo do individuo.
Isto não é mais do que uma medida de defesa do próprio organismo contra os períodos de privação.
A actividade física têm um efeito oposto sobre o metabolismo de repouso e aqui decorre que a paragem na perda de peso vai surgir mais tarde mas que a mesma restrição alimentar vai ser mais eficaz.

Têm de mudar os seus hábitos não durante uma semana ou um mês mas para sempre, é a única forma.

Bons treinos a todos e espero ter sido útil com algumas das duvidas mais usuais sobre a perda de peso e perda de  % M.G.vs Músculo.


Fonte: J.L.Themudo Barata. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mas afinal o trabalho muscular ajuda na perda de gordura???

Olá a todos, tantas já foram as vezes em que falei sobre isto, mas mesmo assim continuo recebendo mails a perguntar o mesmo, alguns dizendo e até com determinada razão que na net uns dizem uma coisa e outros outra, logo,desta vez vamos acompanhar o texto dos "comprovativos" adequados, podem depois verificar a origem e ver que é mais do que credível visto que vou anexar as respectivas fontes bibliográficas caso queiram confirmar.
 

Então aqui vai, que fiquemos todos esclarecidos desta vez.

O Treino de força optimiza sim senhor a perda de massa gorda, porquê?


* Porque aumenta a taxa metabólica de repouso, permitindo também o aumento de massa muscular (Dolezal e col;2000). Dolezal (2000) num estudo que realizou com adultos do sexo masculino conseguiu provar que a taxa metabólica de repouso se mantinha elevada (valores basais) no pós exercício até 48h após o treino de força ter sido realizado.


* Porque estimula a produção de norandrenalina  que leva ao aumento da taxa de oxidação da gordura.


* Porque possibilita o aumento da taxa de oxidação de gordura pós-treino (Gillette CA, Bullough RC, 1994)


*Porque como quase toda a gente que puxa ferro sabe aumenta a libertação de hormona de crescimento na circulação sanguínea, havendo aumento dos níveis de acido lático, com a consequente queda do Ph que faz com que se dê a libertação desta hormona que também regula a gordura corporal.


* Porque se houver comparação com o treino cardiovascular não aumenta tanto os níveis de cortisol (hormona de stress) que é responsável pela "destruição" muscular.(Poliquin 2011)


Dito isto, bons treinos a todos.