quinta-feira, 21 de julho de 2016

Qual o Espaço certo para mim?






Fisiculturismo ou culturismo: é o uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, com uma proporção e simetria perfeitas. Um indivíduo que pratique esta atividade é referido como um culturista.

Wellness: Bem estar físico e mental, um treino orientado para evitar lesões no ginásio com benefícios físicos e mentais.

De forma célere vou abordar uma questão que muitos praticantes de ginásio deviam fazer, será que este ginásio/monitor é para mim?


Será que é este o meu objectivo?

Pois bem, está na moda a competição, onde cada vez mais para além do culturismo clássico existem varias vertentes onde podemos competir para mostrar os nossos músculos em toda a sua simetria e esplendor, provas tais como o Men´s physique, Men´s short, Body fitness, Bikini wellness etc...
e como tal sempre que surge uma nova moda surgem os abutres... num século onde a informação gratuita está por todo o lado (viva ao google) toda a gente se acha capaz de ser Pt(personal Trainer), Monitor de ginásio ou Preparador físico, também claro, nutricionistas e experts em todo o tipo de matéria, acho importante alertar as pessoas para fazerem a elas próprias estas perguntas:



1º: Quer fazer competição ou é um usuário comum que apenas procura ficar mais em forma, perder ou ganhar um pouco e sentir-se bem consigo próprio?

Escolhido o objectivo tratar de saber escolher o espaço, quero competir? Então procuro um “ginásio de ferro”, quero bem estar e qualidade de vida, dar apenas um "toquesito" no meu peso ou ganhar um pouco de massa muscular? Então procuro o tradicional ginásio de wellness.

No 3º passo, saber identificar o tipo de acompanhamento ou se o têm ou não. (hoje em dia felizmente ao contrario de há 15-20 anos atrás já existem bons profissionais, formados e capazes a trabalhar nos espaços, mas também ainda existem muitos ginásios que não têm.)
Se não quero fazer competição, que é algo mais especifico, e basicamente a maioria dos usuários de ginásio não o querem, então não vou querer ter um monitor cuja experiência seja treinar pessoas para a competição(estará + habituado a usar exercícios mais avançados, poliarticulares e cargas elevadas bem como mais  pesos livres), não quero com isto dizer que ele não o possa fazer ou não tenha competências para isso, mas normalmente estes profissionais dedicam-se apenas à área mais especifica da competição. O Monitor certo para si será aquele que o vai ajudar a atingir os seus objectivos preparando-o gradualmente a si e ao seu corpo... gradualmente significa saber escolher os métodos de treino certos para um cliente que seja iniciante, mediano ou avançado, escolher os exercícios certos em vez de exercícios avançados pois para uma pessoa que nunca fez ginásio e não tem uma musculatura desenvolvida para os suportar poderá incorrer no risco de lesão, principalmente exercícios que forcem demasiado os músculos estabilizadores da coluna, esses músculos iram ser trabalhados e desenvolvidos de forma gradual durante a sua estadia no ginásio.
Saber identificar através de uma conversa com o cliente se existem quaisquer tipos de lesões que possam condicionar o treino, um bom profissional saberá reconhecer os exercícios certos para quem têm uma hérnia discal, uma cifose ou lurdose ou até mesmo os conhecidos osteófitos (Bicos de papagaio). Saberá quais as maquinas a usar e quais as maquinas a evitar.



Começar a Treinar: Antes de começar a treinar convém verificar se o seu monitor/Pt lhe fez uma ficha de cliente onde para além do objectivo que você determinou se verifica se têm ou não limitações.
 Onde ficou marcado o resultado do seu teste de Bioimpedância que determinou a  sua  percentagem (%) de Massa gorda, o IMC (índice de massa corporal) a sua Fc e Fc Max ( frequência cardíaca em repouso e a frequência máxima).
ATENÇÃO: se não tiveram nenhum destes cuidados no seu ginásio é mau sinal, profissionalismo acima de tudo, quem nunca frequentou um ginásio poderá achar normal, mas existem montes de espaços e chamados profissionais que não fazem qualquer tipo de pergunta aos seus clientes podendo isso levar a trágicos resultados, imagine uma pessoa com problemas cardíacos a puxar ao máximo numa passadeira, a mesma não faz ideia de qual é o seu Vo2 Max (volume de oxigénio) nem qual é a sua Fc Max (frequência cardíaca máxima/barreira de segurança) poderá acontecer uma tragédia.Tal como se alguém tiver uma escoliose severa ou hérnia discal e estiver a levantar demasiado peso  poderá agravar o problema.

Logo resumidamente certifique-se que o seu monitor é certificado pelo Ipdj (cedula de profissional), certifique-se que para além de experiência ele tem competências e qualificações em anatomia, fisiologia e metodologia do treino, se é daqueles monitores que não sabe o nome dos músculos e articulações e só se preocupa é com o peso que você coloca...ou não, então provavelmente têm daqueles “cursos de fim de semana”.

A pratica de musculação quando bem usada e por bons profissionais é a primeira barreira de prevenção, antes do médico, antes do fisioterapeuta, agora o excesso e abuso de cargas é meio caminho andado para o enviar para esses profissionais.



  • O Trabalho muscular previne o aparecimento de doenças coronárias.
  • O trabalho muscular ajuda a ganhar densidade Ossea.
  • O Trabalho muscular reforça os seus músculos e articulações
  • O Trabalho muscular baixa o colesterol e os trigliceridos.


Para acabar não esquecer, treinar uma pessoa com objectivos comuns não é o mesmo que treinar um atleta, tal como treinar 1 kixkboxer ou futebolista não é o mesmo que treinar um culturista.

O saber não ocupa lugar...

Em relação há competição se o teu objectivo passa por ai certifica-te que o teu treinador tem o conhecimento necessário tenta conhecer um pouco da sua história e alguns dos atletas que treinou, pois existe por ai muitas pessoas que subiram a palco uma vez e já se acham grandes treinadores, tal como é comum qualquer pessoa hoje em dia ter uma página de atleta IFBB (International federacion of Body Building) tendo competido uma ou duas vezes, e inclusive não tendo ganho nada, mas basta a foto da praxe com o nº no calção para impressionar os menos atentos.

Temos muito boas equipas em Portugal e acima de tudo no nosso Algarve com provas dadas e excelentes treinadores, informa-te junto de uma delas.

Bons treinos.