terça-feira, 24 de abril de 2012

Esteróides Anabolizantes não são saúde

Olá a todos no "post" deste mês resolvi falar brevemente dos esteróides anabolizantes, falo com conhecimento, pois já estive no "lado de lá" no meu caso como em tantos outros, o problema foi a falta de informação, mas na altura estávamos em 1997 e não havia a informação que existe hoje, Internet era só para alguns. No meu caso a situação não foi muito grave, mas o suficiente para assustar um jovem na altura com 24 anos, tudo começou como uma experiência aos 20 anos, atrás de "amigos" com quem treinava, a maioria mais velhos, queria ser mais forte e ter mais corpo, pois era bastante magro, na altura o acompanhamento de profissionais em ginásio era quase nulo, também já referi a falta de informação que havia, cada um dizia a sua, acabei por exprimentar, no 1º ciclo (como lhe chamamos) ganhei 8 Kg, o que foi bastante e assim começou, não estou aqui para falar de mim, mas para mostrar algumas das implicações que poderão ocorrer.
Hoje em dia existe bastante informação, ou não estivéssemos nós na era da Internet, mesmo assim e para grande espanto meu, cada vez mais cedo os jovens começam a administrar esteróides, e cada vez parece mais fácil o seu acesso, lembro-me quando era necessário ir a Espanha para o conseguir. As farmácia claro está têm parte da culpa, ao pensarem apenas nos lucros e venderem esse tipo de produtos sem receita médica e a qualquer um.

-Esteróides-

Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Actualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicos. Anabolismo é o processo metabólico que contrói moléculas maiores a partir de outras menores.




Os esteróides anabólicos foram descobertos no ano 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteróides anabólicos é para condições cronicas debilitantes, como o câncer e a Sida(Aids). Os esteróides anabólicos podem produzir inúmeros efeitos fisiológicos incluindo efeitos de virilização, maior síntese proteica, massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo. Os esteróides anabolizantes também têm sido associados a diversos efeitos colaterais quando são administrados em doses excessivas, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL), acne, pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade(danos nos rins), e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração.

Hoje os esteróides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos Desportos e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de esteróides anabólicos, também há uma volumosa quantidade de propaganda, "ciência-lixo" e concepções erróneas da população sobre seu uso. Os esteróides anabólicos são controlados em alguns países incluindo os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Estes países possuem leis que controlam seu uso e distribuição.

Regra geral, uso excessivo de esteróides pode provocar problemas na próstata, rins, fígado, problemas de erecção, urinar frequentemente, mesmo que não saia nada, ejaculação precoce entre outras, estas são apenas as mais "normais" e que não estavam mencionadas acima.

Como profissional na área do desporto e adepto confesso de musculação, artes marciais e qualquer tipo de desporto não recomendo o uso de esteróides nunca...simplesmente não vale a pena, é possível graças á boa suplementação que existe hoje em dia, a uma boa alimentação e aos cada vez mais vários profissionais que já se vão vendo nos ginásios com a formação correcta, graças a todos estes factores é possível desenvolvermos a nossa força e massa muscular de forma saudável.

Diz não ás drogas!!!




Syntol ( A pior Droga de todas)


Synthol é um ácido lipídio intramuscular,um óleo sintético que é introduzido no músculo, se você quiser aumentá-lo. A substância penetra nos espaços entre as fibras musculares e permanece lá. Cerca de 70 por cento da droga é mantida nos músculos, enquanto outros 30 - imediatamente se dividem em lipídios, como qualquer outra gordura. O resultado de Synthol dura cerca de 3-5 anos.


O uso de Synthol é mais um dos sintomas do mundo às avessas e uma das maldições da musculação. O seu uso está associado a deformações e a pouca estética, é feio e dá uma péssima imagem das pessoas que treinam com pesos.

Estas imagens foram obtidas através do Facebook, que entretanto já percorreram a internet inteira. O mais provável é que os varios  figurantes tenha usado Synthol e convencido os outros a usar, sem saber as verdadeiras implicações que isso pode ter.











Pouco naturais, nada simétricos, completamente deformados, e estes não são alguns dos casos mais aterradores que existêm, o syntol não dá mais força, o syntol não dá melhor aparência estética e pode ser extremamente perigoso, se passar para a corrente sanguínea, resultado se quiserem ser uns "FREACK"  num filme de terror já sabem, devemos treinar pela nossa saúde e claro pela autoestima e bem estar que isso nos tráz, mas sempre de forma natural.
Pensem nisso.

Até á próxima.






segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dicas do Mês

Vegetarianos a ganhar cabedal?

* Claro, mas só ingeria proteína não é suficiente (a proteína de tofú e de soja são bastante boas), é necessário cuidar da ingestão de hidratos de carbono suficientes, senão a massa muscular não irá aumentar, pois não será potenciada ao máximo, não de passar fome, toca a comer regularmente (duas em duas horas) muito tempo sem comer e o organismo transforma as proteínas musculares em Glicose para obter energia ( a glicose é um carbohidrato rico em energia).

* Também é necessário ter atenção ás gorduras, as dietas vegetarianas t~em menos teor de gordura, mas mesmo assim atenção aos fritos. Também se deverá ter atenção a combinação correcta de alimentos tal como falei no ponto um.

Treinar ao nosso som

Estudos publicados no "Journal of strenght & conditioning Research" Observou que homens que treinavam a ouvir as suas faixas sonoras desenvolviam mais força do que os outros, pois sentiam-se mais motivados e com mais energia.

Células rijas como o Aço!!!

Segundo estudos no Canadá e U.S.A. as células mesenquimais podem mesmo se converter em células de gordura dependendo da actividade, estas podem-se acumular nos seus ossos e ocupar o espaço que normalmente é reservado á medula óssea responsavel pela renovação sanguínea, mas se fizeres exercício físico, as células convertem-se em células ósseas que darão apoio a outras células da medula, logo mais exercício, mais saúde.

O Desporto pode reduzir até 50% das probabilidades de sofrer de depressão.