quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Conceitos básicos de nutrição


A origem dos alimentos:


Os alimentos podem vir de 3 fontes:

* Animal: Ovos, leite, carne, peixe, crustáceos, moluscos

* Vegetal: Alimentos que se desenvolvem na terra como as hortaliças, a fruta, as leguminosas

* Mineral: a água



Para existir homeostase no nosso corpo , os nutrientes ou nutrimentos (mesma coisa) que são as substâncias contidas nos alimentos, desempenham determinadas funções e no seu conjunto tornam possível um estado harmonioso no nosso corpo.

As três principais funções dos nutrientes são:

* Reguladora

* Energética

* Plástica ou construtora



Energética: Hidratos de carbono, Gorduras, Proteínas

1 gr de Hidratos de Carbono ---- 4 kcal

1 gr de Proteínas ---- 4 Kcal

1 gr de gorduras ---- 9 Kcal


A energia que utilizamos vêm das substância nutritivas que se encontram nos alimentos e que são transformadas no nosso organismo, libertando assim energia.

Para fazermos uma vida normal necessitamos apenas de 1 met ( equivalente metabólico de repouso) um met equivale ao número de kcal que o corpo consome enquanto está em repouso
Por exemplo: para uma actividade moderada consumimos cerca de 4 a 6 mets, que por outras palavras quer dizer que gasta cerca de 4 a 6 vezes mais energia do que quando esta em repouso.

A energia é expressa em duas formas:

Joule ou caloria

1 kcal = 4,18 Kj


Plástica ou Construtora : as proteínas tem função reparadora como se fossem " tijolos ", sendo assim bastante importantes.

Reguladora: Vitaminas os minerais e as fibras alimentares, que assim promovem e facilitam todas as reações bioquímicas do organismo.

Nutrientes.

* Hidratos de Carbono
* Lípidos
* Proteínas
* Vitaminas
* Minerais
* Fibra
* Agua

Estes são alguns dos nutrientes mais importantes, esta semana ficamos por aqui, para a próxima iremos abordar mais alguns dos princípios da nutrição.